Música no trabalho: isso ajuda ou atrapalha?
- Redação
- 17 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

O som desempenha um papel crucial não apenas como ferramenta para potencializar narrativas, fidelizar clientes e impulsionar vendas, mas também na gestão pessoal de empresas. Estudos indicam que a presença de música no ambiente de trabalho pode elevar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.
Um artigo na revista Nature Neuroscience revelou que voluntários que ouviram músicas de sua preferência experimentaram um aumento significativo de 9% nos níveis de dopamina, hormônio ligado à sensação de prazer. Este impacto positivo da música se estende à gestão de pessoas e se integra aos diversos ambientes da empresa, desde a sede até os meios digitais.
A dopamina, ao atingir o córtex frontal do cérebro, influencia áreas como planejamento, organização, controle inibitório e atenção, conforme explicado por Merriam Saunders, psicoterapeuta e professora da Universidade Dominicana. Estudos sugerem que músicas instrumentais ou sem letras podem favorecer a concentração, enquanto músicas agitadas com letras podem ter efeitos opostos, considerando também o fator do gosto pessoal.
Diversos estudos científicos relatam os efeitos positivos da música no ambiente de trabalho. Por exemplo:
Aumento na produtividade: Pesquisa conduzida por Teresa Lesiuk, na Universidade de Windsor, revelou que funcionários expostos a música ambiente enquanto trabalhavam apresentaram desempenho mais produtivo e criativo. O compartilhamento da música nos espaços, não apenas por meio de fones de ouvido individuais, incentivou intervalos positivos para decisões, aumentando a energia e o bom humor da equipe.
Redução de estresse: Melodias calmas e ritmos lentos têm o poder de acalmar a mente, auxiliando na gestão do estresse. Uma pesquisa liderada pelo psicólogo Domenico Sanseverino, da Universidade de Turim, destaca que a música ambiente no espaço corporativo contribui para melhorar o humor, a satisfação e o bem-estar geral dos funcionários.
Combate ao isolamento e vínculos afetivos: A música, como linguagem universal, fortalece vínculos e promove conexões. No ambiente de trabalho, essas relações interpessoais são cruciais para estimular o trabalho em equipe e a saúde geral. Estudos sugerem que ouvir música diariamente por pelo menos 78 minutos pode ter efeitos positivos na saúde e no humor dos indivíduos.
Se você gosta de ouvir música enquanto trabalha ou quer adotar esse hábito, preparamos os TOP 2 melhores playlists para trabalhar. Confira abaixo:
Comments